Estanqueidade – Vedação de Ambientes

As portas e janelas de alumínio disponíveis hoje no mercado brasileiro não utilizam a solda como meio de união de peças e sim lingüetas e parafusos. Esta escolha pode acarretar, com o passar do tempo, na formação de frestas e aberturas entre os perfis, diminuindo consideravelmente sua capacidade de vedação.

As aberturas de PVC contam com o sistema de gaxetas feito com EPDM (borrachas utilizadas em automóveis) e junção dos cantos por solda térmica, em que os perfis são unidos formando uma esquadria monobloco, ou seja, uma peça única, indeformável e imune ao aparecimento de frestas. Estes cuidados, aliados às características de fabricação das esquadrias, como câmaras-de-ar, escovas de vedação e vidros duplos, garantem a alta resistência de portas e janelas a chuvas, ruídos, poluição, ventos, frio, calor e correntes de ar.

Isolamento Acústico

As esquadrias feitas em alumínio não atingem bons níveis de isolamento acústico. Além disto, os modelos comercializados no Brasil não utilizam solda como meio de união de peças, e sim lingüetas e parafusos. Esta escolha pode acarretar, com o passar do tempo, na formação de aberturas entre os perfis, permitindo trocas acústicas com o ambiente externo.

A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC, aliada às características do próprio material, que não conduz som, garante ambientes muito mais confortáveis acusticamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível.

Isolamento Térmico

O alumínio é bom condutor de calor, conseqüentemente, as esquadrias feitas com este material não atingem bons níveis de isolamento térmico. Além disto, os modelos comercializados no Brasil não utilizam solda como meio de união de peças, e sim lingüetas e parafusos. Esta escolha pode acarretar, com o passar do tempo, na formação de aberturas entre os perfis, permitindo trocas térmicas com o ambiente externo.

A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC, (link para estanqueidade) aliada às características do próprio material, que não conduz calor, garante ambientes muito mais confortáveis termicamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível. Estas propriedades representam um fator importante de economia com custos de climatização, já que, mesmo fechadas, portas e janelas respondem por até 33% da perda térmica de um ambiente

Estética

O alumínio permite a confecção de portas e janelas em diferentes tamanhos e formatos. Porém, os modelos mais comuns geralmente contam com acabamento inferior, o que resulta em frestas e arestas serrilhadas.

O elevado padrão de qualidade e acabamento das esquadrias de PVC permite utilizá-las nos mais diferentes projetos arquitetônicos. O aspecto clean e o toque acetinado das portas e janelas não pesam nos ambientes, mesmo quando utilizados em vãos de grandes medidas. Disponíveis em modelos e cores diversificados ou reproduzindo diferentes padrões de madeira, as esquadrias ArtPVC casam perfeitamente com qualquer estilo de construção.